quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Tarde cultural - Escola da Maturidade UNIBH

No dia 18 de novembro 2010 foi realizada no UNIBH a Tarde cultural da Escola da Maturidade. A LACC - UNIBH participou ativamente do evento e contou com a colaboração dos acadêmicos do 3º período de medicina do UNIBH. Foi realizada a aferição da pressão arterial e a dosagem da glicemia capilar do público presente, que totalizou 142 pessoas.
A LACC - UNIBH agradece a oportunidade e a todos que contribuíram para a excelência do evento, como a professora Paula Távora, que nos cedeu os glicosímetros e toda a infra-estrutura necessária, alem da coordenadora do evento Juliana Magalhães.
“O trabalho em equipe certamente ampliou as possibilidades de realizações e a certeza de que juntos podemos favorecer a formação de pessoas mais comprometidas com a qualidade de vida em todas as fases do desenvolvimento humano e com uma sociedade mais inclusiva e sensível para as necessidades de todos.” ( Palavras da Professora Juliana Magalhães).





sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Informativo - Projetos de Pesquisa LACC - UniBH

Comunicado: Nesta sexta-feira, 12/Novembro/2010, o grupo com a linha de pesquisa, Cirurgia Cardiovascular, apresentou à diretoria da LACC - UniBH um novo nome de orientador juntamente com um tema.

- Tema: " Uma metanálise da experiência brasileira em uso de endoprótese aórtica."

- Orientador: Sérgio Campos Christo


• Diretora responsável: Nájla Miranda Nacur Nagem


• Membros: Joyce Ferreira Silveira Rocha
Nayanne Cristina Avila Teixeira
Rafael Bahia Ravaiane

sábado, 6 de novembro de 2010

Comitê de Ética e Pesquisa na LACC - UniBH

A LACC - UniBH promoveu nesta última sexta feira, dia 05/11/2010, uma palestra ministrada pelo Dr. João Carlos Dias, atual presidente do Comitê de Ética e Pesquisa  do UniBH. A palestra foi destinada a todos os membros e diretores da Liga.

O evento foi marcado por muita informação e explicações referentes a elaboração de projetos de pesquisas. O atual presidente do CEP enfatizou a importância deste tipo de evento, principalmente em decorrência da grande quantidade de erros encontrados nos projetos encaminhados ao Comitê de Ética e Pesquisa do UniBH. A LACC - UniBH acredita que a partir de feitos assim consigamos  melhorar e ampliar o número de projetos enviados ao CEP.

A palestra foi opcional e foi considerada pelos alunos como uma oportunidade única.

Durante a palestra o Dr. João Carlos Dias notificou a mais nova mudança no protocolo de pesquisa do Uni-BH , a inclusão do item projeto de pesquisa de liga acadêmica , fato sugerido pela LACC - UniBH. Este feito deve fortalecer ainda mais as Ligas Acadêmicas em geral e possibilitar a maior realização de projetos.

A LACC - UniBH agradece e elogia  a disponibilidade e atenção oferecida pelo Dr. João Carlos Dias.
         
A LACC - UniBH se sente lisonjeada por ter sido pioneira na realização de mais este evento e aproveita para anunciar que em breve a palestra com o Dr. João Carlos Dias será oferecida a todos os acadêmicos de medicina do UniBH.

Esse vínculo entre aluno, Comitê de Ética e Pesquisa e Pró – Reitoria de Pós – Graduação, Pesquisa e Extensão é de extrema importância para o bom crescimento e formação acadêmica.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

III Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita


 
A SOBRAC - Sociedade Brasileira de arritmias cardíacas - criou em 2007 o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas e em longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos envolvendo as arritmias cardíacas. A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.
Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:
SOCIAL: Conscientizando a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita.
EDUCATIVA: Disseminando e implementando as diretrizes e guias práticos de prevenção de arritmias cardíacas e da morte súbita.
PRÁTICA: Buscando criar recursos para a aquisição, doação e instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática (DEA) em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, estádios e shopping centers, através dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades do Brasil.

“Seu coração pode não estar
no mesmo ritmo que você.”




segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Revista Acadêmica de Cardiologia




A LACC - UniBH sabe que é essencial a evolução da Pesquisa Científica no Brasil e também tem consciência do quanto é importante para o currículo do médico ter um trabalho publicado em uma Revista Científica. Tendo isso em mente a LACC - UniBH como filiada efetiva da Sociedade Brasileira das Ligas de Cardiologia divulga aqui mais um feito hsitórico: A I Revista Acadêmica de Cardiologia, voltada para estudantes e pesquisadores interessados na área.
Participem!