Artigos científicos

Artigos indicados por integrantes da LACC - UNIBH


  • Título: Critérios de Beers-Fick e medicamentos genéricos no Brasil

Comentário: Esse artigo fala sobre os medicamentos utilizados em idosos no Brasil, mas que não são apropriados para essa faixa etária e traz listas de medicamentos que não são recomendados para o uso no idoso. Acho importante que nós estudantes nos familiarizemos com quais são esses medicamentos e tenhamos a preocupação de prescrever corretamente, principalmente para essa faixa etária tão especial, demonstrando assim, que buscamos exercer a medicina com responsabilidade. (Feito por Aline Togeiro Ferreira).
Referência: GORZONI, Milton Luiz; FABBRI, Renato Moraes Alves; PIRES, Sueli Luciano. Critérios de Beers-Fick e medicamentos genéricos no Brasil. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo,  v. 54,  n. 4, Aug.  2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302008000400022&lng=en&nrm=iso>.

  • Título:  Metabolic syndrome cardiovascular risk profile and response to treatment in hypertensive postmenopausal women.

Comentário:  Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da síndrome metabólica como fator de risco cardiovascular alem de avaliar a resposta ao tratamento em mulheres no período da menopausa. A importância deste artigo envolve a alta prevalência da síndrome metabólica no climatério. Hipertensão arterial associada a esta síndrome se relaciona a maior gravidade e a um quadro terapêutico desfavorável. Estas patologias e interações são cada vez mais freqüentes e necessitam de uma atenção e investigação adequadas. (Feito por Luana Lorena Moreira)
Referência: ROSSI, R.; NUZZO A.; ORIGLIANI G.; MODENA. Metabolic syndrome affects cardiovascular risck profile and response to treatment in hypertensive postmenopausal women. Hypertension, v. 52, n. 5, pp. 865-72. Nov. 2008. Available from < http://hyper.ahajournals.org/cgi/content/full/52/5/865 >.

  • Título: Tese de mestrado sobreidentificação de receptores MAS no coração de ratos, em diferentes condições, fisiológicas e patológicas.
Comentário:  Trata-se de uma dissertação de mestrado, defendida em abril de 2007 pelo Dr. Marco Fabrício Dias Peixoto. O trabalho foi desenvolvido junto á Faculdade Federal de Medicina de Minas Gerais. O trabalho teve como objetivo a identificação de receptores MAS no coração de ratos, em diferentes condições, fisiológicas e patológicas. A descoberta da angiotensina 1-7 [Ang-(1-7)] é relativamente nova, e seus efeitos antagônicos aos da angiotensina II, são promissores no tratamento da HAS, bem como das doenças associadas a ela. O receptor MAS, é o receptor da Ang-(1-7). (Feito por Sâmara Miranda Nacur Nagem)

  • Título: Síndrome de Wellens
Comentário: Trata-se de 2 relatos de caso de da Síndrome de Wellens (SW), publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia em nov/dez de 2010. A SW é uma variante da angina instável, que se não for devidamente reconhecida pode levar o paciente a óbito. Ao ECG, observa-se variações da onda T, que estão relacionadas à lesões da Artéria Descendente Anterior ( geralmente estenose severa).  A doença se apresenta com dor torácica, deve ser diferenciada da Síndrome Coronariana Aguda, visto que no caso da SW temos: ausência de ondas Q patológicas, progressão normal de ondas R precordiais, pequena ou nenhuma elevação de marcadores cardíacos, pquena ou ausência de supra de ST, ondas bifásicas ou simétricas e invertidas em V1 e V3, ocasionalmente em V1, V4, V5 e V6. A leitura deste é interessante visto que dor torácica é uma queixa comum em serviços de emergência o que torna essencial o conhecimento desta patologia, que constitui importante diagnostico diferencial com o  Síndrome Coronariana Aguda.
 (Feito por Sâmara Miranda Naccur Nagem).
Referência: Marcos Antonio Leão de Araújo, Carla Daniela Fank, Ciça Teixeira Penedo. Síndrome de Wellens.Arq Bras Cardiol 2010; 94(4) : e116-e119. 
  • Para indicações de artigos científicos envie o endereço eletrônico que proporcione acesso completo ao estudo juntamente com um comentário do determinado texto para o e-mail: lacc.unibh@gmail.com